Entrega do Prêmio Johanna Dobereiner 2016

1IMG_0216 Pela primeira vez o Prêmio Johanna Dobereiner foi entregue na UFRRJ. Uma iniciativa do CREA-RJ e AEARJ, a entrega do Prêmio este ano foi realizada no Salão Azul do Prédio Principal (P1) da Universidade Rural.

O evento contou com a luxuosa contribuição do prof. João Araújo como cerimonialista da evento.

1IMG_0239

O presidente do Crea-RJ Reynaldo Barros esteve presente e cumprimentou a todos ao evento.O evento também foi prestigiado por um público expressivo que veio prestigiar a premiação e premiados.

A reitora Ana Dantas destacou a importância para a UFRRJ em trazer essa edição do prêmio para a Universidade.

Dr. Jungen Dobereiner, viúvo da Dra. Johanna, médico veterinário e pesquisador ativo aos 92 anos, lembrou passagens da formação de sua esposa e alertou para a eminente extinção das abelhas em razão do alto uso de agrotóxicos nas lavouras.

1IMG_0260

Este ano o Prêmio foi concedido ao Prof Manlio Silvestre Fernandes e à Fazendinha Agroecológica. 

O professor Manlio formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará e tem mestrado e doutorado em Crop and Soil Science pela Michigan State University. Foi diretor do Instituto de Agronomia de 1989 a 1993 e Reitor da UFRRJ entre 1993 e 1997.

Em seu discurso de agradecimento, lembrou da Dra. Johanna Dobereiner e sua coragem de dizer verdades especialmente quando confrontava a burocracia. Destacou ainda o papel da China na pesquisa agropecuária, que vem apresentando relevante volume de pesquisas inovadoras na área.

1IMG_0287

Prof Manlio Silvestre Fernandes recebe o prêmio Johanna Dobereiner do presidente do Crea-RJ, da reitora da UFRRJ Ana Dantas e do presidente da AEARJ Leonel Rocha Lima.

Por sua vez, o prêmio Johanna Dobereiner foi entregue à Fazendinha Agroecológica e aos representantes da Embrapa Agrobiologia, UFRRJ e Pesagro que vêm mantendo por 30 anos esse campo de produção e de pesquisas.