XXIX CBA – Foz do Iguaçu

De 4 a 7 de agosto, Foz do Iguaçu será sede do 29º Congresso Brasileiro de Agronomia, evento organizado pela FEAPr, a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná e AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel).

Com o tema, Desafios e Oportunidades Profissionais, o CBA reunirá mais perto de duas mil pessoas no Hotel Rafain Palace Hotel & Convention Center. Em foco, o futuro da agropecuária no Brasil e a apresentação de alternativas viáveis seguindo uma tendência sustentável, garantido às próximas gerações um ambiente equilibrado e produtivo. Outros temas propostas envolvem a gestão do agronegócio, atribuições profissionais e o marketing como ferramenta de negócios do engenheiro agrônomo.

Na grade de discussões, temas bastante pertinentes ao segmento agropecuário, como a importância da utilização de projetos integrados de produção nas propriedades e todos os dilemas em torno da regularização ambiental no campo. Haverá ainda um espaço conhecido como a Sessão de Pôsteres, com 600 trabalhos de todo o País.

Essa é a primeira vez que o CBA é realizado no interior do Paraná. Além das conferências, além de palestras, cursos, oficinas e visitas técnicas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e em propriedades que fazem o uso de recursos sustentáveis para garantir e potencializar sua produção.

O presidente da FEAPr, Luiz Antonio Lucchesi, comemora a escolha do Paraná para sediar o CBA. “O Paraná tem muito para mostrar e contribuir para as ações sustentáveis nas propriedades, garantindo qualidade de vida no campo e valorizando a atividade profissional”.

Para o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, a Confaeab, Angelo Petto Neto, o congresso é uma ótima oportunidade para debater o atual cenário da agronomia do País, uma vez que a agricultura e a pecuária são os pilares de sustentação da economia nacional. “A agronomia precisa acompanhar a velocidade da evolução e paralelamente, encontrar e colocar em prática recursos sustentáveis no campo”. Para ele, o Paraná é o berço da agricultura no Brasil e nada como sediar um evento deste porte.