XXVIII CBA – Congresso Brasileiro de Agronomia

O XXVIII CBA – Congresso Brasileiro de Agronomia, o maior e mais tradicional evento da Agronomia Brasileira desde 1935, será realizado em Cuiabá – Mato Grosso – Brasil nos dia 19 a 22 de Novembro de 2013 no Centro de Eventos Pantanal, com publico estimado de 2000 participantes, sendo que 1080 já estão confirmados.

Será um evento histórico, pois irá estabelecer novos paradigmas para a agronomia e para a sociedade nacional e mundial. A agronomia tem muito a se orgulhar por ser uma tradicional provedora de soluções para o mundo e muito a se preocupar com a confluência de crises sistêmicas como a alimentar, a econômico-financeira, a ambiental e a energética, obrigando-nos a oferecer respostas rápidas, interdependentes e articuladas.

E é neste contexto, que o tema central deste XXVIII CBA – SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, pretende ser o amálgama e a convergência deste singular momento que vive a humanidade e a agronomia em especial, na busca de soluções convergentes e integradores.Vivemos sob a égide do consumidor, que exige de todos nós alimentos saudáveis e nutritivos, sem perder de vista o respeito à Diversidade Biológica, a Saúde e o Bem Estar dos Animais e Plantas.

Neste XXVIII CBA, o Engenheiro Agrônomo certamente estará atento para celebrar e fortalecer essa aliança estratégica, ligando seu público tradicional de produtores rurais para toda a cadeia de valor do agronegócio. Isso exigirá o estabelecimento de uma agenda de trabalho, de diálogo e lutas, com todos os atores do mundo globalizado, pois à mesa e a reutilização desses resíduos, temos a presença forte e relevante da produção do Engenheiro Agrônomo.

Simultaneamente, temos a honra de celebrar mais dois eventos:- O I CONSULAGRO promovido pela Asociación Pan-americana de Ingenieros Agrónomos, onde os temas debatidos e aprovados terão encaminhamento para o VI Congresso Pan-americano de Ingenieros Agrónomos, a ser realizado no segundo semestre de 2014, na Costa Rica. – A I FIAGRO-AEAMT que estabelecerá um novo calendário de feiras para Mato Grosso e o Centro Oeste Brasileiro, e surge como oportunidade de intercâmbio profissional, tecnológico, comercial, de equipamentos e de serviços entre a unidade federativa de Mato Grosso, que é campeã nacional na produção de alimentos, com a colaboração de Engenheiros Agrônomos de todo o continente Sul-americano.

    A CONFAEB, AEAMT e a APIA, com o apoio do SISTEMA CONFEA/CREA, tem convicção que esses eventos irão contribuir em novas oportunidades de conhecimentos, motivar, e valorizar o Engenheiro Agrônomo em todas as cadeias de valor onde ele atua, em especial perante a sociedade, assegurando ainda mais a sua legitimidade de exercício profissional. São convidados a este evento os colegas Engenheiros Agrônomos, os profissionais de nível superior de outras áreas do conhecimento envolvidas no complexo agroindustrial. As autoridades, empreendedores, empresários, agricultores, consumidores, gestores públicos e privados, patrocinadores, colaboradores e todos aqueles que militam na Cadeia de valor do agronegócio brasileiro e sul americano, estarão presentes para compartilhar e contribuir na busca de novos paradigmas para a Segurança Alimentar e Nutricional de todos os povos.